Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

SEaD Programas Edital 15

Edital 15

PDF

       Este Edital teve por objeto incentivar a integração e a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), federais e estaduais, integrantes do Sistema UAB, por meio do fomento ao uso de tecnologias de comunicação e informação no universo educacional dos cursos de graduação presenciais.

      Com isso, visou favorecer a institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores que, baseados no uso das tecnologias da comunicação e da informação, promovam a integração e a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância nas IES integrantes do sistema UAB e, ainda, criar e/ou incrementar uma cultura acadêmica que tenha no uso de recursos tecnológicos avançados um instrumento útil para a otimização da gestão universitária.

        A FURG, através da Pró-reitoria de Graduação e SEaD foi contemplada no edital 15 da CAPES “Fomento ao uso das tecnologias de comunicação e informação nos cursos de graduação”. Foram (4) linhas citadas no edital: plataforma virtual de aprendizagem; oferta de disciplinas com uso de tecnologias de informação e comunicação para cursos de graduação presencial; produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos; e capacitação de recursos humanos.

        O eixo norteador constitui-se em torno da construção de uma rede de convivência, suportada pelas tecnologias da informação e comunicação, empenhada na produção de conhecimento, de forma dinâmica. Esse processo pretende repensar as nossas formas de ensinar e aprender bem como a incorporação das tecnologias da informação e comunicação na cultura e na prática educacional da instituição. Mais especificamente, tem-se como propósito incentivar a incorporação de atividades e práticas derivadas da cultura da Educação a Distância nos cursos presenciais, conforme previsto na Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, do Ministério da Educação.